[gt-processo] [pe] sugestões para discussão continuada

Manoel manoel em riseup.net
Domingo Março 27 12:43:42 PST 2005

É uma boa base, mas tem uns outros documentos que baixei um tempo atrás que acho que também precisam ser lidos, mas ainda estão em inglês. Pelo seguinte:

1 - O CMI NY assume que se viu forçado a restringir sua PE por alguns fatores complicados (ataques de direita, etc.);

2 - os consensos tirados na reunião em POA indicam praticamente a mesma direção e os mesmos fundamentos deles;

3 - temos que respeitar estes consensos tirados em reunião na hora de preparar a nova PE pro CMI Brasil;

4 - ao mesmo tempo (opinião minha), precisamos avaliar o impacto destas modificações frente ao que se discute ser "publicação aberta", e estes textos a seguir são um bom começo.

Este é o texto em português (parte dele), chamado "Publicação aberta: o mesmo que software livre", do Matthew Arnison:
http://docs.indymedia.org/view/Local/PublicacaoAbertaeSoftwareLivre

Este é o texto original (em inglês):
http://www.cat.org.au/maffew/cat/openpub.html

Tem outro, sobre o mesmo assunto (publicação aberta), de Dru Oja Jay (em inglês):
http://www.dru.ca/imc/open_pub.html

Tem outro texto do Matthew Arnison que lida com "edição aberta" em sítios de publicação aberta (em inglês):
http://www.cat.org.au/maffew/cat/openedit.html

Tem ainda outro dele que levanta a possibilidade de "destaques da audiência" (em inglês):
http://www.cat.org.au/maffew/cat/high.html

Acho que podemos, em primeiro lugar, discutir a PE atual e suas brechas, a PE do CMI NY e as modificações que queremos na nossa, e depois dar uma olhada nesses textos para sacar melhor de publicação aberta e outras coisas que andam circulando por aí.

Antes que aparecçam os comentários, não estou propondo condicionar as modificações da PE à leitura destes textos não, por favor!! É só uma questão de reconhecer (dentro de um dos parâmetros do CMI NY) que nossa PE precisa de revisão constante, e que precisamos, nesse processo de revisão, estabelecer parâmetros que tanto reflitam nosso desejo enquanto pessoas que mantém o CMI rodando quanto permitam maior abertura para quem usa o sítio.

[]'s
Manolo