[www-pt] [corregir] (espanhol): desnutricao indigena

Yili Maria yilimaria em yahoo.de
Segunda Março 21 06:09:15 PST 2005



rhatto <rhatto em riseup.net> wrote: QUESTÃO INDÍGENA
A morte das nossas crianças: a desnutrição e nossas terras

Nós, lideranças da Comissão de Direitos Indígenas do Povo Kaiowá/Guarani, que vivemos no Mato Grosso do Sul, nos reunimos e conversamos sobre este assunto que está sendo discutido por toda a sociedade brasileira, a morte de crianças indígenas por causa da desnutrição. Estamos muito tristes com a morte de dezenas de nossas crianças nestes últimos meses. Ao mesmo tempo que agradecemos todo apoio e ajuda que estão procurando nos dar, nos sentimos indignados por não estarmos sendo ouvidos e respeitados em muitos aspectos do nosso jeito de ser e nossos direitos.

Na raiz desta situação está a falta de terra, que é conseqüência da história de roubo e destruição dos nossos territórios tradicionais, da política de confinamento, da perda de nossa liberdade e até da perda da vontade de viver. Aqui no Mato Grosso do Sul, nós indígenas fomos sendo expulsos de nossas terras, assassinados para a entrada de gado e, depois, de grandes plantações monocultoras como a soja. Foi um processo de violência contra as pessoas e contra as nossas formas de vida. As matas, onde podíamos caçar, foram destruídas pelos madeireiros e os tratores dos fazendeiros. Era lá que podíamos coletar alimentos como as frutas o mel e a matéria prima para fazer nossas casas e utensílio.

As mortes e a desnutrição são resultado de muitos fatores. Entre eles, a perda da terra, que leva à desorganização da nossa economia, do nosso jeito de produzir, de nos alimentarmos e de organizarmos as nossas famílias.

Acima de tudo exigimos respeito e justiça. Não queremos ser mais uma vez objeto de caridade ou de projetos paternalistas. Temos o direto de ser diferentes e livres, de exercer nossa autonomia, sendo ouvidos na estruturação de políticas para nossos povos.

Não somos um povo vencido, apesar de feridos, estamos confiantes em nossa sabedoria e acreditamos que um dia reconstruiremos a terra sem males.

Link do artigo em português: http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2005/03/309820.shtml

-- 
rhatto em riseup.net
chave pública: id 0x6B566777 / keys.indymedia.org
_______________________________________________
Lista de tradução www-pt
www-pt em lists.indymedia.org
http://lists.indymedia.org/mailman/listinfo/www-pt



		
---------------------------------
Gesendet von Yahoo! Mail - Jetzt mit 250MB kostenlosem Speicher
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: http://lists.indymedia.org/pipermail/www-pt/attachments/20050321/fddb6eac/attachment.htm 
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não texto foi limpo...
Nome  : Cuestión indígena.doc
Tipo  : application/msword
Tam   : 20992 bytes
Descr.: Cuestión indígena.doc
Url   : http://lists.indymedia.org/pipermail/www-pt/attachments/20050321/fddb6eac/attachment.doc 


Mais detalhes sobre a lista de discussão www-pt